Relatório Operacional Financeiro


Aos nossos pacientes, colaboradores e público em geral, nesta página compartilhamos resultados referentes ao ano de 2020, que apresenta um alto déficit operacional financeiro, que somente graças às doações recebidas e de apoios voluntários, emendas parlamentares, além de projetos por meio de Leis de incentivo, como o Pronon e Fundo do Idoso, conseguimos manter a regularidade dos atendimentos e tudo que ofertamos gratuitamente aos nossos pacientes mais carentes.


RELATÓRIO FINANCEIRO 2020 
Aqui queremos compartilhar e apresentar de forma transparente ao público os resultados operacionais financeiros que representam os valores médios mensais realizados durante o ano de 2020. 

image



ESTATÍSTICAS

Com toda nossa estrutura, colaboradores e recursos, no ano de 2020, conseguimos realizar os procedimentos demonstrados abaixo:

image

Conforme verificado em nossos registros, 83% destes procedimentos foram realizados a pessoas carentes, por meio do SUS - Sistema Único de Saúde.


ALGUNS PROJETOS SOCIAIS 

Com o apoio recebido de milhares de doadores e apoiadores, no ano de 2020, dentre todos os procedimentos realizados pela instituição, ofertamos aos nossos pacientes e à sociedade da nossa região de abrangência, os serviços a seguir demonstrados:


 CAMPANHA MÓVEL DE DIAGNÓSTICO PRECOCE E CONTROLE DO CÂNCER  

  • Cidades/locais visitados (distintas): ..........................................................22  
  • Pessoas participantes: .........................................................................6.776  
  • Palestras sobre prevenção realizadas: .....................................................22  
  • Exames (Papanicolau - Preventivo de Colo do Útero): ........................3.795  
  • Exames de Mamografia: .......................................................................3.887  

Em virtudes de um ano atípico que tivemos em 2020, frente a uma pandemia pelo COVID-19 que nos levou a uma situação emergencial e de rápida evolução. Tivemos que suspender as atividades de prevenção por meio de nossas Unidades móveis, uma vez que por meio de uma nota técnica COES MINAS COVID-19 N° 39/2020 - 19/05/2020, foram comunicadas medidas emergenciais a serem tomadas, dentre elas, orientações com relação a suspensão temporária do rastreamento do câncer de colo do útero e mama. E em seguida, uma nova nota técnica COES MINAS COVID-19 N°53/2020 - 23/06/2020, não deixando de levar em consideração a realidade presente da pandemia, levou-se em consideração também a preocupação com a saúde das mulheres, onde a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, recomendou mediante a protocolos de segurança, o redesenho dos fluxos e das modalidades dos atendimentos com os exames de prevenção, respeitando o distanciamento social, higienização adequada e demais protocolos essenciais.  Com isso, tivemos grandes impactos com nossos atendimentos, com uma redução expressiva de exames. Diante dessa realidade, a pandemia pelo novo Coronavírus, que vem desafiando a todos a se reinventarem, o fato é que, apesar de todas as adaptações e mudanças, o objetivo foi de não continuar om segurança nossas ações, principalmente pela gravidade do câncer, se não for diagnosticado e tratado a tempo. 


CASA DE APOIO  

  • Pacientes hospedados: ........................................................................2.311  
  • Acompanhantes hospedados: .............................................................1.875  
  • Hóspedes dia: ....................................................................................18.070  
  • Refeições servidas: ............................................................................38.493 

Os impactos da pandemia do novo coronavírus trouxe redução significativa também nos números de atendimentos prestados pela nossa Casa de Apoio, quanto a pacientes e especialmente a acompanhantes, que tivemos critérios mais rigorosos de controle e acesso por segurança de todos. 


SERVIÇO SOCIAL  

  • Total de Pacientes beneficiados: .........................................................2.955  
  • Exames sem cobertura pelo SUS fornecidos: ........................................251  
  • Materiais e medicamentos fornecidos (unidades): ..........................452.844  
  • Suplementos Nutricionais fornecidos: .................................................1.835  
  • Cestas básicas fornecidas: ......................................................................90  
  • Quantidade de perucas (cabelo sintético e cabelo natural): ....................77 
  • Empréstimo de perucas: ..........................................................................35 

O ano de 2020 foi um ano de incertezas, em que vivenciamos um cenário de Pandemia, acarretando fatores a toda população usuária dos serviços de saúde bem como gerando desafios a equipe multiprofissional, em especifico a equipe de Serviço Social. Trabalhamos com ações sociais voltadas para o bem-estar e qualidade de vida inserindo os pacientes nos Programas de Benefício Institucional com atendimento a demanda imediata.  

 Os exames sem cobertura pelo SUS refere-se aos exames hematológicos de alto custo e exames de Ressonância Nuclear Magnética que não estejam incluídos nos protocolos de diagnóstico por alta suspeição. Houve um decréscimo no número de autorizações pelo SUS devido a classificação do paciente no tratamento com "cartão azul" ou "verde" sendo agendados diretamente no Setor sem avaliação/autorização previa do SSO e Administração. 

Ressalto mesmo assim, que não houve impacto negativo nos atendimentos, pelo contrário houve aumento da procura pelos atendimentos que na maioria das vezes, atendimentos mais complexos, com situações classificadas como "situação problema", gerando mais tempo para intervenção.  Neste período houve um maior número de atendimentos a pacientes de retorno para orientações ao acesso a benefícios previdenciários e assistenciais, bem como apoio e suporte de retaguarda familiar. 


Compartilhe