X

Dia Mundial do Doador de Sangue, para homenagear àqueles que são doadores


Em 13/06/2017 às 16h41

É comemorado em 14 de Junho o "Dia Mundial do Doador de Sangue". A data foi instituída em 2005, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e também para homenagear aqueles que já são doadores.

O Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella precisa, em média, de 60 doadores por semana que totalizem 250 bolsas de hemocomponentes (componentes sanguíneos), conforme informou Verônica Demarque, farmacêutica e coordenadora da agência transfusional da Fundação Cristiano Varella.

Ainda de acordo com a coordenadora, o estoque de bolsas de sangue do hospital atualmente está satisfatório. "Mas, a previsão, com o feriado de Corpus Christi - 15 de junho, é de que aconteça uma queda no abastecimento", ressaltou Verônica e aproveitou para completar, "e no mês de julho, por causa do período das férias escolares, essa queda deve acentuar ainda mais", disse ela.

Conforme informações repassadas pela agência transfusional do Hospital do Câncer de Muriaé, nessa época do ano, não existe nada que sirva de impedimento para as pessoas doarem sangue. Aqueles que receberam a vacina contra a gripe ficam impossibilitados de doarem apenas por três dias após a aplicação da dose.

A doação de sangue é essencial para manter a vida e revigorar as forças daqueles que necessitam. Pois sangue é algo que não está disponível para a venda, os hospitais não conseguem comprar e os componentes sanguíneos são extremamente importantes para ajudar no tratamento do paciente. 

Doações de sangue para o Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella podem ser feitas neste mês (junho), nas datas 14 e 28, no horário de 7h às 15h, na Policlínica do Safira. Os interessados em doarem sangue para a Fundação Cristiano Varella precisam apenas falarem que desejam doar para o Hospital do Câncer de Muriaé.

Se você já é um doador de sangue, aproveitamos essa data para lhe parabenizar e para aqueles que ainda não são, que possam adotar essa prática de solidariedade e amor ao próximo! 

Compartilhe