X

Fisioterapia é aplicada como prevenção


Em 16/01/2009 às 09h06

O serviço de fisioterapia do Hospital do Câncer de Muriaé está agregando mais um diferencial à assistência prestada. Agora os pacientes e acompanhantes da Casa de Apoio passam por seções de fisioterapia preventiva e terapêuticas.
A iniciativa partiu da coordenadora do serviço, Dra. Flávia Vital, que percebeu a necessidade de trabalhar com esse público de uma forma sucinta, com exercícios leves e que possam ser realizados sem o auxílio de grandes aparelhos.
Segundo ela, o resultado em longo prazo esperado é muito satisfatório para o paciente, principalmente os que fazem radioterapia. Esta modalidade de tratamento costuma, em alguns casos, enrijecer tecidos e músculos. A intenção é fortalecer esses tecidos e músculos para evitar que o enrijecimento provoque maiores prejuízos.
“O que a gente está tentando com essas atividades nesses pacientes é isso, evitar que surjam complicações a curto e médio prazo e também incentivar a prática da atividade física, porque a gente sabe que ela previne várias doenças.” Afirmou a coordenadora.
Todos os dias dois fisioterapeutas realizam exercícios que incluem alongamento, caminhadas e dinâmicas corporais para movimentar os ocupantes da Casa de Apoio, que ganham em saúde e bem estar.
Compartilhe