X

Grande presença de homens marca campanha em Vieiras


Em 06/11/2007 às 14h31

A última campanha realizada pela Fundação Cristiano Varella - na cidade de Vieiras - revelou uma grata surpresa; grande parte dos homens já se preocupa em prevenir os principais problemas de saúde que a idade acarreta. Mas as mulheres também tiveram o seu lugar ao sol no sábado do dia 23, participando da palestra e fazendo o exame Papanicolau.

Vencendo preconceitos, os homens esperaram a chegada da equipe do Hospital do Câncer de Muriaé para ouvirem a palestra e realizarem a coleta de sangue para o exame de dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA), que quando muito elevado pode sugerir tumores de próstata.

O cadastramento começou cedo, antes do início das coletas. Enquanto elas eram realizadas, Dr. Fabrício Guimarães, clínico da Fundação Cristiano Varella, falou sobre os principais tipos de câncer, os fatores que os propiciam e como fazer para prevenir esse tipo de doença.

Timidamente as dúvidas apareciam e a campanha ia cumprindo com o seu principal papel; informar. Para Fabrício, essas iniciativas são de extrema importância na medicina; “sem dúvida nenhuma a prevenção é uma excelente arma contra grande parte das enfermidades”, afirmou.
Para o prefeito de Vieiras, Élder Magalhães, receber a visita da Fundação Cirstiano Varella no município é muito importante; “para nós é extremamente importante ter essa equipe aqui, esperamos que isso possa acontecer novamente”, enfatizou o prefeito.

Para atender a demanda e aperfeiçoar o atendimento, o consultório móvel ficou por conta do Papanicolau, enquanto o sangue era colhido do lado de fora.

O câncer de colo do útero é um dos mais fáceis de prevenir entre as mulheres, basta realizar o exame Papanicolau uma vez por ano. Já o câncer de próstata, um dos maiores vilões entre os homens, também pode ser prevenido com exames como o PSA. As campanhas tentam reduzir a incidência de casos de câncer em estágio avançado e só se tornam possíveis graças a parcerias, como as realizadas em Vieiras, envolvendo a Prefeitura Municipal e Pax José Schitine.
Compartilhe