X

I Jornada Urológica: teoria e prática em um só evento


Em 01/10/2008 às 09h07

No final de agosto o Hospital do Câncer de Muriaé realizou a I Jornada Urológica, que contou com a presença de profissionais renomados da cirurgia oncológica no Brasil. Além das exposições orais, pela primeira vez, a instituição transmitiu uma cirurgia ao vivo do centro cirúrgico do hospital para o auditório.

O evento foi aberto com os pronunciamentos das autoridades, que em seguida assistiram à aula do Dr. Renato Prado Costa, Uro Oncologista e chefe do serviço de urologia do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, São Paulo. O assunto abordado foi a Prostatectomia Perineal.

Logo em seguida, o Dr. Élcio Dias Silva, responsável pelo serviço de laparoscopia do Hospital Santa Marcelina de São Paulo, falou sobra Prostatectomia videolaparoscópica, ilustrando suas palavras com imagens de algumas cirurgias.

Fechando a noite do primeiro dia do evento, Dr. Lísias Castilho, chefe do serviço de urologia da PUC de São Paulo, falou sobre a Braquiterapia de baixa taxa de dose no tratamento do câncer localizado de próstata.

Parece que uma das principais temáticas da noite foi o resultado focado no paciente, com procedimentos cada vez menos agressivos.

Um dos momentos mais esperados da I Jornada Urológica aconteceu no segundo dia, quando os participantes do evento puderam assistir a duas cirurgias ao vivo. Em uma das salas Dr. Renato Prado com a Prostatectomia Perineal e na outra Dr. Élcio Dias e Dr. Lísias Castilho, com a Prostatectomia Videolaparoscópica.

A organização da I Jornada Urológica do Hospital do Câncer de Muriaé foi uma iniciativa do serviço de urologia da instituição, sob responsabilidade do Dr. Fernando Maia, cirurgião uro-oncológico.


Compartilhe