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Gestão por processos: uma nova forma de trabalho


Em 23/09/2008 às 12h47

A acreditação em nível I foi o primeiro grande passo do Hospital do Câncer de Muriaé na busca pela excelência dos serviços prestados, hoje todos os pacientes e colaboradores têm a certeza de estarem em uma instituição segura. Mas para oferecer ainda mais é preciso um trabalho conjunto, que possa dimensionar a real importância que cada um representa no trabalho do hospital. Por isso foi ministrado no auditório da Fundação Cristiano Varella, no final de agosto, um treinamento sobre Gerenciamento de Processos e Riscos, desenvolvido pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) e apresentado pela sua própria diretora executiva, Mara Márcia machado.

 

Ao longo do dia os colaboradores tiveram instruções sobre a importância de se trabalhar por processos, como um departamento influencia diretamente no outro e como isso será avaliado pelos auditores. A ênfase no tema se dá pela meta do hospital em conseguir o segundo nível de acreditação, que é baseado justamente na gestão por processos.

 

Segundo a diretoria executiva do IQG, o curso serviu para o esclarecimento de alguns pontos no sistema de gestão do hospital. “Eu acho que o curso vem dar um alinhamento, mostrar o quanto a instituição está, efetivamente, alinhada a essas políticas todas que hoje a gente discute aí na gestão da qualidade”, comenta Mara.

 

Ainda de acordo com ela o hospital tem se mostrado maduro o suficiente para tentar os próximos níveis de certificação. “Esse empenho de buscar esse alinhamento, de buscar mais informação, buscar mais conhecimento, isso prova que a instituição está madura já, o suficiente, para pleitear aí o nível II e o nível III um pouco mais à frente”, completa Mara.

 

Além de instrumento de conhecimento, o curso também fez um trabalho de conscientização, já que trabalhar por processos requer, antes de tudo, uma empatia entre os diversos departamentos do hospital.

 

O curso foi uma realização do Hospital do Câncer de Muriaé, sob a coordenação do departamento de qualidade, que tem trabalhado em conjunto com os colaboradores na busca por novos horizontes.


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