X

Campanhas agora chegam às empresas da região


Em 17/07/2008 às 08h19

Já conhecidas em muitos municípios, as campanhas de prevenção contra o câncer de próstata e colo do útero do Hospital do Câncer de Muriaé agora também abrangem o ambiente empresarial. Nos meses de junho e julho, o ônibus consultório e os médicos da instituição visitaram a construtora EMPA, do Consórcio Mirai e o departamento de lixo do DEMSUR, responsável pela coleta na cidade. A intenção é aumentar o consciente preventivo e levar informação a um número ainda maior de pessoas.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

A construtora EMPA é hoje uma das maiores geradoras de emprego de toda região, com trabalhadores que se intercalam em turnos diurnos e noturnos, constituídos desde engenheiros, até serventes. Daí o porquê de se começar essa nova etapa das campanhas lá no canteiro de obras da empresa.

O primeiro dia foi de conscientização. Como grande parte dos colaboradores é de uma população masculina, a tônica dos trabalhos foi baseada no câncer de próstata. O urologista do Hospital do Câncer, Dr. Fernando Maia, realizou uma palestra, antes do turno da manhã iniciar a rotina. Durante a explicação, muitas dúvidas e pessoas interessadas na prevenção.

“Isso é fundamental quando se trata desse assunto. Prevenção é a melhor atitude que uma pessoa pode tomar”, explica Dr. Fernando Maia.

Já a segunda etapa foi destinada à coleta do sangue para o PSA. Orientados quanto à importância da atitude, todos os colaboradores acima dos 40 anos puderam fazer gratuitamente o exame.

Seguindo os mesmos princípios, aconteceu na metade do mês de julho, uma campanha no Departamento Municipal de Saneamento Urbano de Muriaé, o DEMSUR. Desta vez a palestra ficou sob responsabilidade do Dr. Fabrício, que deu ênfase ao câncer de próstata. Ele alertou ainda sobre a importância de se tomar certos cuidados, principalmente quanto às relações sexuais. Segundo ele, a relação desprotegida, aquela que acontece sem o uso de preservativo, pode ajudar a desenvolver o câncer de útero nas mulheres e o de pênis nos homens, tudo por causa do vírus HPV.

A palestra aconteceu em um clima bem descontraído, com o calor do sol e ao ar livre. Em seguida os trabalhadores se organizaram para colher o sangue.

Os resultados dos exames foram todos encaminhados à diretoria das duas empresas. Nos casos em que houve alteração, uma nova data para confirmação do laudo já foi disponibilizada e poderá ser utilizada pela empresa.

Apesar de um novo foco, as campanhas realizadas nas cidades vizinhas não deixaram de acontecer. O próximo município a receber a visita do ônibus será Ubá, próximo à Muriaé.

 

 

Compartilhe