X

Dia mundial de combate ao câncer é comemorado com prevenção


Em 10/04/2008 às 13h42

O Hospital do Câncer de Muriaé realizou na última terça-feira, dia 08, uma ação diferente na Praça João Pinheiro, no centro de Muriaé. Em comemoração ao dia mundial de combate ao câncer, a instituição levou prevenção a homens e mulheres durante uma parte do ensolarado dia.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Com o ônibus consultório alocado em uma extremidade da praça, técnicos de laboratório colheram o sangue de 163 homens, que compareceram ao local para fazer o exame de PSA, que ajuda a identificar precocemente o câncer de próstata.

A adesão masculina foi grande e a satisfação garantida. “Eu estou gostando. É bom pra prevenir. Tem pessoas que nem tem conhecimento”, afirmou o Sr. João de Souza, que faz o exame todos os anos.

Para as mulheres, duas enfermeiras deram instruções sobre como fazer o auto-exame através de um método bem explicativo. Foi utilizada uma “Mamamiga”, o protótipo perfeito de uma mama, que simula situações normais e quando há presença de nódulos no seio. Além disso, elas também foram orientadas quanto à periodicidade da mamografia e outros exames importantes para a prevenção do câncer.

“Eu acho maravilhoso! É muito bom as mulheres estarem sendo orientadas, porque fiquei sabendo que é a doença que está mais matando hoje em dia. É bom a gente sempre se prevenir”, lembrou a Sra. Alexandra, que esteve atenta à explicação.

A enfermeira responsável técnica Isaura Gomes, que participou do evento, lembrou que essas campanhas são fundamentais, já que ainda há muita desinformação quanto à doença. Ela ressaltou ainda a importância do auto exame das mamas e da realização da mamografia anulamente para mulheres com idade acima dos 40.

”A população está muito desinformada, conversando com as pessoas aqui na praça a gente percebeu que existem muitos que nem sabem o que é câncer”. “A mulher tem que se tocar, tem que deixar o tabu, a vergonha de lado e realizar o auto exame das mamas mensalmente. A partir dos 40 ela tem que fazer a mamografia todo ano”, completou Isaura durante o evento.

A administradora hospitalar Keila Souza, responsável pela realização das campanhas da instituição, disse que o saldo vem sendo positivo.

“Essa campanha é um pouco diferente porque agregamos uma nova ferramenta, que esperamos poder nos ajudar, mas de uma forma geral temos colhido bons resultados. Já foram mais de vinte cidades visitadas e ainda temos muito que fazer”, ressaltou Keila.

Além das explicações e exames gratuitos, foi distribuído um folheto aos que passaram pela praça, falando sobre os tipos de câncer, suas manifestações e formas de prevenção.

Os resultados dos exames realizados estarão disponíveis no Bloco II da Fundação <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />Cristiano Varella a partir da próxima terça (15) e poderão ser retirados com a apresentação de um documento de identidade.

 

 

Compartilhe