X

Hospital do Câncer de Muriaé reinaugura brinquedoteca da instituição


Em 18/10/2019 às 14h42

A criança hospitalizada tem um sofrimento físico e emocional. Na brinquedoteca, a dor e o sofrimento podem ser aliviados através da atenção, carinho, diversão, distração, elevação da autoestima e esperança de voltar a sua vida normal. Como o paciente foi afastado de suas atividades escolares e seu aprendizado pode ser prejudicado, na brinquedoteca é possível estimular o desenvolvimento cognitivo.

Por isso, o dia 16 de outubro foi muito especial para a diretoria, colaboradores e principalmente para as crianças do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella. Às 14h da tarde, com a benção do Padre Geraldo, e a presença da diretoria da Fundação Cristiano Varella e do Sr. Lael Varella, foi reinaugurada a Brinquedoteca do Hospital. A brinquedoteca ajuda a minimizar os efeitos da doença e seus tratamentos, assim como auxiliar no apoio familiar.

A brinquedoteca hospitalar tem como objetivo principal humanizar a saúde e promover o lúdico. Além disso, ela tem a capacidade de proporcionar socialização, compartilhar momentos de alegria, desenvolver a linguagem corporal e oral, realizar atividades psicomotoras, preservar a saúde emocional, preparar a criança para situações novas, procedimentos e consequências que estes procedimentos podem trazer e proporcionar um ambiente agradável para os familiares e acompanhantes interagir com a criança.

A fantasia muitas vezes é esquecida pela criança, sua realidade é tão cruel que não permite sonhar. Através do brincar o fantasiar e o imaginar podem ser recuperados.

A nova brinquedoteca do Hospital do Câncer de Muriaé ficou extremamente encantadora! Quem viu se apaixonou! Possui livros, brinquedos e jogos educativos e principalmente o essencial: amor e humanização.

No último mês, milhares de pessoas se mobilizaram por uma causa especial. As redes sociais tomaram conta de amor e solidariedade com um único objetivo: conseguir a visita da Turma da Mônica e do Maurício de Sousa. A visita ainda não foi possível, mas o Maurício de Sousa mandou seu recado! Enviou para o Hospital do Câncer de Muriaé um vídeo seu com a Turma da Mônica para os pequenos Túlio e Guilherme. (VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA) 

Nada se conquista sozinho... E foi com a ajuda de vários amigos e parceiros que o sonho compartilhado com todos de um novo espaço para os pequenos guerreiros que lutam contra um grande vilão, o câncer, foi realizado.

Agradecimentos:

- Gestão de Obras de Infraestrutura do HCM/FCV.

- Arquiteta Regina Varella e as alunas Hélen Campos Braga e Gabriela da Cruz Scarp.

- Mariana Cunha (Projeto Pense – Vakinha Online – 02 mesas interativas).

- Municípios: Brás Pires; Madre de Deus de Minas; Caiana; Sem Peixe; São Miguel do Anta; Patrocínio do Muriaé; Piedade de Ponte Nova e São Francisco do Glória (realizaram os leilões beneficentes e a renda arrecadada em todos ajudou a reformar a brinquedoteca).

- Marília Buffet

- Coisas de Mãe Salgados

- Lanchonete do Sidney

- Bazinho Dornelas

- Meire Confeitaria

- Anima Soneca Sapeca

- Sorveteria Araçagy

- Doçuras da Telma

- Designer Cíntia Cake

- Taty Almeida

- Wagna (Mulheres de Aço e de Flores).

- Doces Eliana

- Medina Festas

- Confecção Amore Amore


CONFIRA O VÍDEO DO MAURÍCIO DE SOUSA E DA TURMA DA MÔNICA:





Compartilhe