X

Hospital do Câncer de Muriaé realiza cirurgia pioneira no estado de Minas Gerais


Em 12/07/2019 às 14h13

No dia 03 de julho de 2019, foi realizada no Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, a primeira Linfadenectomia (retirada de linfonodos), com auxílio da técnica da Fluorescência.
Esta técnica consiste em determinadas estruturas ou substâncias existentes no corpo humano que, quando aliadas a uma substância química, chamada Indocianina Verde (um tipo de contraste, similar ao que se usa em exames de imagem), emitem um determinado brilho, ou seja, fluorescem, brilham.

A imagiologia no infravermelho próximo (NIR) amplia o espectro do diagnóstico e serve para a avaliação da perfusão de órgãos e tecidos, a apresentação dos canais biliares, bem como para o apoio visual do diagnóstico de gânglios linfáticos. Os elementos essenciais deste procedimento diferente são as fontes de luz D-LIGHT, as óticas e o sistema de câmera HD especialmente adaptados. Em combinação com o sistema de câmera IMAGE1 S™, esses procedimentos de fluorescência oferecem ao médico auxílio adicional na tomada de decisão em opto-diagnósticos diários.

No Hospital do Câncer de Muriaé, a cirurgia minimamente invasiva com a técnica da fluorescência, foi realizada pelos uro-oncologistas da FCV Doutor Daniel Carvalho Ribeiro e Doutor Abílio de Castro Almeida que com esta técnica obtiveram segurança intra-operatória, evitando quaisquer tipos de intercorrência.

Dentre as vantagens do uso da técnica estão ainda a diminuição da duração do procedimento, o menor volume de sangramentos e a redução dos riscos de complicações pós-operatórias, como necrose e infecções. Há, ainda, a recuperação mais rápida do paciente, que pode retornar à sua rotina em menos tempo do que o habitual.

Para o Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, ser pioneiro no uso da técnica em todo o estado de Minas Gerais é motivo de muito orgulho, pois o maior complexo de tratamento oncológico zela pela segurança de seus pacientes e carrega como missão "combater o câncer valorizando a vida".

Compartilhe