X

Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella recebe certificado de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ)


Em 30/10/2017 às 14h44

No dia 16 de outubro de 2017, o Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, recebeu o certificado de participação do ciclo de avaliações do Programa de Avaliação Externa da Qualidade em Imuno-hematologia da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde no ano de 2016.

A Avaliação Externa da Qualidade – AEQ IH, é um programa oficial do Ministério da Saúde de adesão voluntária, confidencial, com caráter educativo e fornecido gratuitamente aos serviços de hemoterapia participantes. Seu objetivo consiste na disponibilização de controle de qualidade externo como ferramenta de gestão da qualidade dos serviços laboratoriais de imuno-hematologia de doadores e receptores de sangue. Além disso, contribui com a garantia dos resultados obtidos nos Serviços de Hemoterapia do País e, consequentemente, para o aumento da segurança Transfusional.

Trata-se de uma avaliação interlaboratorial, por meio de testes de proficiência, cuja adesão é voluntária e gratuita, sendo garantida a imparcialidade, a independência e a confidencialidade quanto à identificação dos participantes, seus procedimentos e resultados. Os participantes, por sua vez, recebem relatórios de desempenho individuais e globais e podem avaliar sua própria prática.

O AEQ constitui um importante instrumento com foco educacional e não-punitivo, que permite a comparação de resultados entre laboratórios hemoterápicos, a identificação de problemas e pode subsidiar ações corretivas e preventivas em um processo de aperfeiçoamento contínuo.

Ao aderir ao Programa, o Serviço de Hemoterapia do Hospital do Câncer de Muriaé, recebeu, durante o ano de 2016, cinco avaliações, sendo três avaliações práticas e duas avaliações teóricas.

Esse excelente trabalho é realizado pela Agência Transfusional do HCM/FCV e os resultados positivos demonstram a qualidade e o cuidado com que são realizados todos os trabalhos na instituição. A preocupação em manter a qualidade ao longo dos anos, buscar o aprimoramento e melhorar a prestação dos serviços, garantiu ao Hospital do Câncer de Muriaé esse reconhecimento.

Compartilhe