X

Fundação Cristiano Varella e Yure Mendes, parceria social em prol do despertar da fé

Fundação Cristiano Varella apoia exposição de artista plástico que realiza turnê iniciando por Muriaé


Em 23/08/2017 às 09h59

Nesse ano é comemorado pela igreja Católica o Jubileu de 300 anos da Aparição de Nossa Senhora Aparecida. Em homenagem, o artista plástico de Juiz de Fora Yure Mendes, preparou uma turnê para expor suas obras sacras de Nossa Senhora.   

Em fevereiro deste ano Yure realizou uma mostra de suas obras em Muriaé, no evento de inauguração da "estátua de cera" de Lael Varella. Na ocasião, o cenário que abrigou as peças do artista plástico foi o Memorial da Fundação Cristiano Varella, desde então, mantém-se uma parceria social entre a Fundação Cristiano Varella e o artista.  Na época, Yure doou nove esculturas para a instituição. 

Para essa nova turnê, Yure escolheu Muriaé para iniciar a trajetória. A mostra intitulada de "Exposição de Arte Sacra – 300 anos de Nossa Senhora Aparecida", foi inaugurada no Grande Hotel Muriahé nessa terça-feira (22), com abertura para visitação do público a partir das 19h. 

Oito esculturas em ferro com acabamentos em técnicas variadas compõem o acervo que ficará exposto na cidade até o dia 22 de setembro. A iniciativa foi trazida à cidade pela Prefeitura de Muriaé e Fundarte e tem o apoio da Fundação Cristiano Varella. 

Uma obra de Yure que estava exposta no Memorial da Fundação Cristiano Varella desde fevereiro, faz parte do acervo. A peça tem um significado especial para o criador, pois recebeu acabamento especial das mãos das crianças internadas, naquela época, na unidade de internação de quimioterapia da Fundação Cristiano Varella do Hospital do Câncer de Muriaé. Os pequenos guerreiros pintaram o manto da Nossa Senhora, dando um toque e significado de emoção e exclusividade à peça. Esse momento vivenciado pelo artista naquela época despertou nele a vontade de fazer uma nova turnê com o tema sagrado.  

De acordo com Sérgio Dias Henriques, diretor administrativo da Fundação Cristiano Varella, "a parceria mantida entre Yure Mendes e a instituição é importante porque junto com a trajetória percorrida pela exposição, o nome da Instituição está sendo propagado", e ele ainda completou, "também, porque, por trás de suas obras, existe um significado de fé, muito importante de ser buscado por todos, a todo tempo", disse Sérgio.  

Já para o artista plástico o fato de poder contar com o apoio da Fundação Cristiano Varella é para ele um reconhecimento, uma forma de retribuição, "me sinto grato pela oportunidade de manter um trabalho com essa parceria social com a instituição", ressaltou Yure. 

O jubileu dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no país será celebrado pela igreja Católica em outubro desse ano. A próxima cidade a receber a exposição de Yure Mendes será Juiz de Fora. 
Compartilhe