X

Colaboradores da Fundação Cristiano Varella respondem a Pesquisa de Clima Organizacional


Em 26/07/2017 às 11h36

Conceder aos colaboradores um espaço para que eles possam expressar opiniões, manifestar sobre a satisfação realista do ambiente de trabalho vivenciado por cada um, essa é a proposta da Pesquisa de Clima Organizacional realizada na Fundação Cristiano Varella desde 2008 pelo setor de Recrutamento e Seleção. Nesse ano, acontece a 8ª edição da iniciativa, que é promovida a cada dois anos. 

A abordagem dos colaboradores - público-alvo da ação -, que no final do mês de junho, somavam 986, teve início nessa segunda-feira(24) e termina na quinta-feira(27). Foram instituídas diversas opções de horários para alcançar o maior número possível de colaboradores. A princípio, quando começou a ser realizada, a iniciativa acontecia anualmente e a partir de 2015, passou a ser promovida a cada dois anos. 

De acordo com Raquel Núbia F. Ferreira, psicóloga e supervisora da Gestão de Pessoas, que está à frente na organização da pesquisa, o objetivo de ir em busca dessa visão realista da satisfação do colaborador é "para que possamos mapear a eficácia das ações implementadas durante o ano", com a finalidade de que sejam traçados planos de ação de melhoria para trabalhar mediante ao que for pontuado na pesquisa. Ela ainda acrescentou, "visando sempre atender à demanda das equipes de trabalho, proporcionando assim, um ambiente de trabalho saudável e estimulante", afirmou Raquel. 

Para a realização da Pesquisa de Clima 2017, o setor de Recrutamento e Seleção teve o apoio da Gestão da Qualidade, Administração de Pessoal, Centro de Educação Corporativa, Tecnologia da Informação e do Marketing do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella.

Ao longo dos anos foram implementadas ações de melhorias na pesquisa, esse é o primeiro ano que a iniciativa é feita de forma informatizada, os questionários que antes eram impressos foram 
substituídos por um questionário inserido em sistema operacional próprio da instituição, intitulado de Interact, onde o colaborador tem acesso por meio de um login único. "Esta nova metodologia facilitará a tabulação dos dados e, consequentemente, a análise e a divulgação dos resultados", explicou Raquel. 

A meta estipulada para esse ano é de 75% de satisfação do colaborador. Para os idealizadores da pesquisa o mais importante é ter conhecimento sobre o que os colaboradores pensam a respeito dos itens tratados, visando a tomada de decisões acertadas, de maneira objetiva, atendendo dentro do possível, ao que realmente é importante para a força de trabalho da instituição. O questionário foi formulado totalizando 28 questões referentes ao nível de satisfação com o gestor, com a comunicação interna da instituição, entre outros assuntos. 

Ao ser abordada sobre a importância da pesquisa para a Fundação Cristiano Varella, Raquel Núbia disse, "a Pesquisa de Clima organizacional é uma das melhores ferramentas de Gestão utilizadas para definições de ações a serem trabalhadas durante o ano, pois possibilita o aumento da satisfação e a retenção dos colaboradores", ressaltou ela. 

O prazo para os colaboradores responderem a pesquisa encerra nessa quinta-feira(27) e, baseando-se no histórico satisfatório de envolvimento do público-alvo da ação, que é constatado ao longo de todos os anos, os organizadores da iniciativa estão esperançosos de que o resultado a ser obtido seja o mais produtivo possível, pois, conforme destacou a psicóloga, "esse é o meio mais seguro e eficaz que os colaboradores têm de dar um relato pessoal e profissional sobre os processos da Instituição". 

Compartilhe