X

A quimioterapia no Hospital do Câncer de Muriaé


Em 06/11/2007 às 14h27

A quimioterapia é o método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica. No Hospital do Câncer de Muriaé, da Fundação Cristiano Varella (FCV), ela é realizada em uma sala preparada especialmente para receber os pacientes, que são acomodados em cadeiras especiais ou macas durante as sessões e ficam o tempo todo em ambiente climatizado.

Nem sempre há necessidade de internação dos pacientes em tratamento quimioterápico, mas nos casos em que é preciso, a FCV disponibiliza 65 leitos totalmente adaptados às suas necessidades.

Hoje, o hospital conta com uma equipe de profissionais de saúde que, através de revezamento de turnos, dão assistência total a esses pacientes durante as 24h do dia.

São duas oncologistas clínicas, uma hematologista, uma enfermeira e 20 técnicos de emfermagem. Para aumentar a eficiência nos tratamentos, a equipe médica da instituição se reúne todas as quintas-feiras a fim de discutir casos mais complexos e buscar tratamentos mais eficazes para os pacientes oncológicos.

Casa de Apoio São Francisco de Assis

Além de toda estrutura e tecnologia disponibilizada para o tratamento quimioterápico, os pacientes de outras cidades que passam por várias sessões durante uma mesma semana, ainda têm a opção de se abrigarem na Casa de Apoio São Francisco de Assis, da FCV, que oferece todo conforto, assistência e alimentação necessária aos pacientes, que ainda podem se hospedar com um acompanhante, tudo gratuitamente.

São 138 leitos e uma equipe que oferece os serviços de enfermagem, nutrição, higiene e limpeza, serviço social e psicologia a todos os pacientes. Além dos quartos, a casa possui uma grande sala com TV, uma cozinha, recepção, solário e uma vista privilegiada para a lagoa, localizada atrás do Hospital do Câncer de Muriaé, que é circundada de árvores frutíferas e uma pista para caminhada.

Graças à colaboração dos moradores dos 136 municípios que a Fundação Cristiano Varella presta serviço, que esta obra pôde ser finalizada e manter-se em funcionamento com todos os serviços gratuitos e de qualidade. A cada dia, mais pessoas ganham condições dignas no tratamento do câncer através desta obra social, que é mantida através de doações e eventos realizados em prol de sua manutenção.
Compartilhe