X

RHC


Registro Hospitalar de Câncer (RHC) é um centro de coleta, armazenamento, processamento e análise - de forma sistemática e contínua - de informações de pacientes atendidos na unidade hospitalar, com diagnóstico confirmado de câncer. A informação produzida em um RHC permite o monitoramento da assistência prestada ao paciente.
As bases de dados, consolidadas anualmente são lançadas no software SISRHC, que é uma ferramenta fundamental para o registro e o processamento dos dados do registro.

O funcionamento de um RHC e o envio regular dos dados para o Integrador RHC é obrigatório para os hospitais habilitados na Atenção Especializada em Oncologia do SUS.
Baseado nas informações do RHC que traçamos o perfil epidemiológico de câncer na região da zona da mata mineira para elaborar estratégias de prevenção e tratamento.

Abaixo o número de novos casos de câncer, segunda a faixa etária, e as localizações primarias do tumor mais frequentes no Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella em 2017.

image
 

O número de casos novos e as localizações primarias dos tumores mais frequentes no Brasil podem ser acessados clicando aqui.

Compartilhe