X

Responsabilidade Social


O Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella fundamenta todas as suas práticas e ações nos princípios do Desenvolvimento Sustentável, buscando todas as alternativas viáveis para obtenção de um crescimento que priorize o equilíbrio entre os três pilares da sustentabilidade, escolhendo caminhos que sejam economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente saudáveis.

A Instituição realiza o Gerenciamento dos Resíduos Hospitalares tendo como prioridade o atendimento rigoroso a todas as normas vigentes, contidas nas Resoluções da ANVISA RDC nº 306/04 e RDC n° 222/18, pela Resolução do CONAMA n° 358/05, pela lei n° 9.605 que dita a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, entre outras. Sabendo que um dos maiores problemas ambientais da atualidade diz respeito ao acúmulo de lixo, o Hospital do Câncer de Muriaé também adota inúmeras medidas que visam a prática da reutilização e da reciclagem, direcionando uma média de 34,85% de seus resíduos para reutilização ou reciclagem a cada mês e mantendo-se sempre em busca de novos meios para aumentar este número.

A preocupação do Hospital do Câncer de Muriaé se estende também a geração dos Resíduos Líquidos. A fim de minimizar os danos causados pela geração do esgoto sanitário, o hospital possui uma Estação de Tratamento de Esgoto responsável por tratar todo efluente que é gerado, possibilitando que este efluente volte para o meio ambiente sem agredir a biota presente no seu local de lançamento.

A água que abastece o Hospital para a realização das rotinas diárias e consumo também recebe tratamento dentro da própria instituição. Os reservatórios são abastecidos de água provinda de poços artesianos, que antes de utilizada passa por tratamento físico (filtração) e químico (cloração) e um rigoroso controle, sendo realizadas análises diárias dos parâmetros necessários para garantia da qualidade.

Sendo o desenvolvimento social um dos três pilares da sustentabilidade, o Hospital do Câncer reconhece a grande importância de se ter um olhar humano para toda comunidade que interage direta ou indiretamente com os serviços que são prestados. Para isso, mantêm o setor de Humanização que busca aperfeiçoar a relação existente entre colaboradores e pacientes, assim como proporcionar experiências de valorização da vida. Oferece abrigo a pacientes e acompanhantes que moram a distâncias longínquas e precisam de hospedagem durante o período de tratamento, através da Casa de Apoio, com serviço 100% gratuito.

O Hospital do Câncer de Muriaé realiza campanhas de prevenção em diversas cidades, empresas e instituições promovendo palestras de orientação e oferecendo exames como o PSA, Papanicolau, mamografia e em alguns locais ocorre a biópsia de pele, exames gratuitos para os participantes. A equipe multiprofissional também orienta a população como realizar o autoexame da mama e identificar os primeiros sintomas de uma possível doença.

Como meio de difundir o desenvolvimento sustentável e trazer ao olhar das pessoas a importância da preservação dos recursos disponíveis em nosso planeta assim como as questões sociais e econômicas, é realizado junto ao público interno e externo um constante trabalho de Educação Ambiental. A Instituição realiza inúmeros treinamentos voltados a capacitação profissional, assim como cursos, palestras, conferências e etc., com temas variados que buscam desenvolver o ser humano com excelência. Também são realizados projetos como o "Educação Ambiental nas Recepções" e "Reciclando ideias", que buscam aproveitar o tempo ocioso dos pacientes que estão a espera de atendimento nas recepções ou hospedados na casa de apoio para propagar uma mensagem sustentável e ensinar práticas que podem colaborar para o bem-estar do meio ambiente.

Ao todo, são contabilizadas mais de 100 ações que abrangem o meio socioambiental realizadas todos os meses.
A Instituição busca dia após dia, ampliar seu atendimento e melhorar cada processo de modo a atender todas as necessidades de nossos clientes, mas sempre buscando efetuar um crescimento saudável, cuidando não somente dos pacientes, mas também do meio ambiente.


Política Ambiental do Hospital do Câncer de Muriaé:

Política Ambiental Institucional

O Hospital do Câncer de Muriaé tem como foco o Crescimento Sustentável e para tal estabelece uma Política Ambiental baseada nas seguintes diretrizes:

Promover a Melhoria Ambiental continua e o Desenvolvimento Sustentável, aplicando os princípios do Gerenciamento Ambiental, baseado em seus indicadores;

Priorizar o uso de alternativas ecoeficientes nos processos de reforma, compras e contratação de serviço;

Prevenir e mitigar a Poluição;

Seguir com o estrito respeito a legislação vigente os regulamentos, padrões, normas e procedimentos voltados ao Meio Ambiente, assegurando a otimização das ações que permitam redução e/ ou eliminação dos efeitos ambientais adversos;

Manter o plano de Gerenciamento de Resíduos de serviço de Saúde (PGRSS) da instituição;

Treinar e capacitar continuamente a equipe, visando a Educação Ambiental;

Atuar com Responsabilidade Social, procurando atender as necessidades de suas comunidades evitando impactos, e promovendo o uso responsável dos recursos naturais;

Buscar a redução da geração dos resíduos, o reúso e reciclagem em seus processos, produtos e serviços quando tecnicamente viáveis e economicamente justificáveis;

Proporcionar um ambiente favorável para o desenvolvimento de espécies da fauna e da flora no entorno da instituição.


Compartilhe