www.fcv.org.br

Institucional

Acreditação Hospitalar

Primeiro hospital especializado em Câncer no interior de Minas Gerais a receber Acreditação Nível II pela ONA


Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Uma nova conquista do Hospital do Câncer de Muriaé vai provar a grandeza da instituição não somente pela estrutura, mas sim em qualidade. Em apenas oito anos de existência o hospital acaba de ser certificado como Acreditado Pleno Nível II, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo o primeiro hospital do interior a receber essa certificação, e atualmente, o único no estado especializado em câncer.
Com o passar do tempo, as instituições tiveram que se adaptarem as exigências de um mercado globalizado, exigente e dinâmico. Ao se tratar de organizações ligadas à saúde as exigências não poderiam ser diferentes, e isto, leva ao desenvolvimento de programas que visam o melhor atendimento das necessidades sociais. As certificações de qualidade representam a responsabilidade e comprometimento com a segurança, com a ética profissional, com os procedimentos que realiza e com a garantia da qualidade do atendimento à população.
Dentro do Sistema Brasileiro de Acreditação, o processo de avaliação para a certificação é de responsabilidade das Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA. Nos dias 15 e 16 de setembro, o Hospital recebeu a equipe de avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) que estiveram nos variados setores da instituição para observar se o padrão de gestão implantado corresponde aos requisitos do órgão.
O resultado positivo foi apresentado no último dia, no auditório da instituição, para todos os gestores. Nessa reunião, a avaliadora líder do IQG, Silvana Camilotti, citou os pontos fortes do Hospital, sendo estes o diferencial entre os demais que já foram avaliados por eles. Ao todo são oito: Constância de propósito da Alta Administração com o processo de Acreditação; Entusiasmo e comprometimento da equipe multiprofissional com as práticas de segurança e qualidade; Ações focadas no desenvolvimento das lideranças; Campanhas de prevenção para a comunidade, realizadas com ônibus consultório; Programa de Musicoterapia para os pacientes; Estrutura para acolhimento dos pacientes e acompanhantes na Casa de Apoio; Programa de motivação aos colaboradores; e Veículos de comunicação para interno e externo – Informe Hospital do Câncer e Conversa Pessoal.
De acordo com a coordenadora da Qualidade do HCM, Dulce Silvestre a certificação nível dois avalia a interação entre os processos que refletem na eficácia do atendimento e tratamento do paciente e reforça a melhoria contínua dos procedimentos realizados. “O paciente é o nosso foco de atenção e com a Acreditação eles podem contar com serviços controlados, que conferem mais segurança e qualidade, além da melhoria contínua na gestão hospitalar”.
Para o Diretor Administrativo, Sérgio Henriques, o pensamento não é diferente. Dos aproximados sete mil hospitais públicos e privados registrados, somente cerca de 200 deles possuem certificação em qualidade ONA, o que traz muito orgulho para todos da instituição. “Estamos felizes com a conquista, que além de ser um diferencial no mercado, comprova que estamos no caminho certo e realizando um excelente trabalho”.