www.fcv.org.br

Institucional

Memorial Cristiano Varella


Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Inaugurado no dia 4 de setembro de 2014, data em que seu patrono completaria 42 anos de idade, o Memorial Fundação Cristiano Varella está localizado ao lado do Hospital do Câncer de Muriaé. Com uma arquitetura ousada e moderna, o Memorial foi concebido para resgatar a memória de Cristiano Ferreira Varella, filho do deputado Lael Varella, morto em acidente automobilístico aos 22 anos de idade. O local também funciona como espaço cultural, com constantes exposições de artes. 

Logo ao chegar, à frente do memorial o visitante já pode desfrutar da calma e beleza de um espelho d’água e conhecer a estátua de bronze de Cristiano Varella, confeccionada com 2,4 metro de altura pelo artista Pedro César de Almeida Santos.

Na Exposição Institucional Multimídia é contada a história da instituição desde a concepção da ideia, pelo então deputado Lael Varella, aos dias atuais, passando por todas as notícias da imprensa, início da obra, depoimentos de colaboradores e relação dos serviços prestados. No mesmo local também é possível conhecer um pouco mais da vida de Cristiano Ferreira Varella, patrono da instituição, que apesar de falecer prematuramente, teve importante atuação social na comunidade mineira. Sua história é contada através de objetos pessoais que fazem referência à sua vida. Ao final da caminhada os visitantes encontram uma estátua de cera (réplica fiel de Cristiano Varella, executada no Museu Madame Tussauds em Londres - Inglaterra) e seu cavalo Fedro, o preferido de Cristiano, que foi preservado por taxidermia.

No mesmo andar, encontramos a pinacoteca. O local abriga mais de 500 gravuras em seu acervo técnico, que foram doadas por artistas do Brasil e de outros países que se sensibilizaram com a causa cultural e quiseram participar da iniciativa. No local também são realizadas exposições mostrando obras de artistas de todos os lugares do Brasil.

Localizado no subsolo embaixo do espelho d’água e contando com iluminação especial está o Mausoléu, concebido para receber os restos mortais de Cristiano Ferreira Varella, o que aconteceu em 20 de abril de 2017. As paredes do Mausoléu abrigam uma grande pintura mural que torna o espaço um local ideal para quem busca paz e um momento de reflexão sobre a vida. A arte sacra é da artista plástica MARIA FONSECA. A pintura do Mausoléu é executada em têmpera sobre gesso, com uso de pigmentos naturais, apresenta 36 metros de extensão por 2,4 metros de altura. Retrata cenas das passagens bíblicas do Antigo e Novo Testamento. 

A estrutura conta, ainda, com um auditório de 280 lugares, preparado para receber grandes eventos nas diversas áreas, principalmente na ciência e cultura. Reunindo toda estrutura da Fundação, o prédio abrigará a Rede Atividade de Comunicação, composta pelas rádios AM e FM e pela TV Atividade.

A Oficina 3 Comunicação Museológica, empresa de São Paulo, que atua na concepção de projetos, tratamento e organização de acervos, é a responsável pela estruturação do Memorial.

O Memorial da Fundação Cristiano Varella funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. Aos domingos fica aberto de 14h às 18h. 

Contatos: telefone (32) 3729-7094 e e-mail: memorial@fcv.org.br