www.fcv.org.br

Institucional

Atendimento

Humanização no atendimento ao paciente


Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

A Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde preconiza (recomenda) que humanização é a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde e ressalta a autonomia e o protagonismo dos mesmos, a co-responsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários e a participação coletiva no processo de gestão.
No Hospital do Câncer de Muriaé, as medidas de humanização estão por toda parte. Desde a recepção, onde todos os pacientes esperam confortavelmente sentados em cadeiras e são servidos com café, leite e biscoitos, até na marcação de consultas, pré-agendadas e sem as longas filas de espera. Visando a continuidade desse conforto, a instituição vem ampliando os espaços de sala de espera nos ambulatórios.
Para garantir a qualidade dos serviços prestados, o Hospital mantém uma pesquisa de satisfação dos clientes. Nossa equipe de Serviço de Atendimento ao Cliente gerencia as informações contidas nessas pesquisas mensalmente, à procura de oportunidades de melhoria no sistema de gestão e no atendimento humanizado.
Todos os leitos possuem banheiro privativo e em grande parte televisão e varandas. O usuário do SUS divide o quarto com apenas uma pessoa, e conta com total apoio de uma equipe multiprofissional. A Casa de Apoio é outra opção humanizada para os que residem fora da cidade e passam por tratamentos ambulatoriais longos ou investigação de diagnóstico.
Além das medidas da própria instituição, os pacientes podem contar ainda com o apoio do Grupo de Voluntários "A favor da Vida", que desenvolve atividades voltadas à qualidade de vida dos pacientes. Há também A "Oficina da Alegria", toda semana levam alegria, como o próprio nome já diz, e palavras de conforto e fé.
Mas as ações para humanização não se resumem somente aos pacientes. Pensando e trabalhando por processos inter-relacionados, o Hospital do Câncer de Muriaé tem políticas voltadas aos seus colaboradores, buscando o treinamento contínuo e a equivalente valorização, no qual todos têm o mesmo valor no processo de gestão.
Assim é o Hospital do Câncer de Muriaé, mantido pela Fundação Cristiano Varella. Uma instituição séria e preocupada em oferecer o melhor para seus diferentes clientes.