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18/04/2017 - 14h47m - Atualizado em 19/04/2017 - 15h15m

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Em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Universidade de São Paulo (USP), o Ministério da Saúde elaborou o Guia Alimentar para a População Brasileira. A publicação apresenta dez passos simples para uma alimentação saudável, além de oferecer sugestões de refeições que respeitam as diferenças regionais e que indicam comidas e bebidas de fácil acesso para os brasileiros.

Confira abaixo as dez recomendações:

1 - Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados.
2 - Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades.
3 - Limite o consumo de alimentos processados.
4 - Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece.
5 - Coma regularmente e com atenção. Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas.
6 - Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura. Quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos.
7 - Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas.
8 - Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos.
9 - Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora.
10 - Seja crítico. Existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

O Guia Alimentar para a População Brasileira está disponível online. Para acessá-lo, clique aqui.

Fonte: Portal Nações Unidas