www.fcv.org.br

Artigos

11/04/2017 - 10h52m - Atualizado em 12/04/2017 - 13h20m

Versão para impressão
Enviar por e-mail
Com o objetivo de aprimorar e ampliar conhecimentos, além de troca de experiências profissionais foi realizado nos últimos dias 7 e 8, o I Congresso Mineiro de Fisioterapia em Cancerologia e III Encontro de Fisioterapia em Oncologia do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella. O evento teve início às 17h30 desta sexta-feira e terminou por volta de 18h do dia seguinte. O encontro aconteceu no auditório do Memorial da Fundação Cristiano Varella e reuniu acadêmicos da área, aprimorandos do curso de Fisioterapia Oncológica ministrado no Hospital do Câncer de Muriaé, além de especialistas e autoridades do setor. A iniciativa que contou com uma diversificada programação desde pré-cursos a palestras, conferências e uma mesa-redonda, adotou como tema central "Reabilitar para Vida".

O evento foi realizado pelo blog Fisioterapia em Oncologia.net, Sociedade Brasileira de Fisioterapia em Cancerologia e Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella com o apoio institucional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Sociedade Brasileira de Radioterapia e do Conselho Regional de Fisioterapia de Minas Gerais. Também contou o patrocínio das seguintes empresas Dilfarm, Alexandrebook, Unifaminas, Venosan, Crefito, Dry man, Órteses e Próteses, Hotel e Restaurante Premium Plaza, Casa da Vila, Restaurante e Lanchonete Kí Delícia e Via Ensino.

Na abertura do Congresso, os médicos Bruno Licy, gerente médico e Gustavo Fabene, diretor clínico, ambos do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, trouxeram um panorama da importância da equipe multiprofissional no tratamento oncológico, diante da preocupação cada vez maior da instituição oferecer uma melhor qualidade de vida aos pacientes durante e após o diagnóstico.

O primeiro dia de palestra foi contemplado com a presença de vários autores de livros e artigos da área. Uma das presenças mais requisitadas foi a da Dra. Anke Bergan, pesquisadora na área de Epidemiologia do INCA, assim como Dra. Carla Elaine Laurienzo, fisioterapeuta e pesquisadora do Hospital do Câncer de Barretos e Dr. Anderson Luís Coelho, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região. 
No segundo dia, o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região, Dr. Anderson Luís Coelho aproveitou a oportunidade para parabenizar o Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella e a Dra. Flávia Vital pela realização do evento.

Destacamos a palestra intitulada de "Reabilitação física em oncologia pediátrica", da fisioterapeuta Mestre Liliana Yu Tsai, que emocionou a todos. A fisioterapeuta Mestre Érika Fabro, Chefe do Serviço de Fisioterapia em Mastologia do Hospital do Câncer III-INCA abordou os prognósticos na fisioterapia da doença metastática. Ela ressaltou que infelizmente ainda é muito comum acontecer diagnóstico mais tardio de alguns tipos de câncer. A representante do Hospital Erasto Gaertner do Paraná, Mestre Juliana Carvalho Schleder, apresentou relatos importantes do uso do ômega 3 como coadjuvante importante no tratamento oncológico.

O evento também contou com a presença de outros fisioterapeutas como: Alessandra Busse, Flávia Massa Cipriani, Roberto Martins de Andrade, Otto Meschwitz Costa, Tatiane Cardoso, Rhayssa Santos e o médico paliativista Fabrício Resende. 

Ao final, foi formada uma mesa redonda para debater a "Fisioterapia em UTI Oncológica". Esta ação foi presidida por Ivan Lepori, Fisioterapeuta do Hospital São Paulo e da Casa de Caridade Leopoldinense e contou também com a participação do médico Daniel Lycy e dos fisioterapeutas Débora de Almeida Silva Faria, Carlos Francisco Fontaine Scaramuzzi Junior, Benelize Milani e Josiele da Silva Horácio.

O livreiro Alexandrebook realizou durante o evento o pré-lançamento do primeiro livro nacional de Fisioterapia em Oncologia, batizado de "Protocolos Assistenciais" de autoria da Dra. Flávia Vital.
O congresso contou com a presença de cerca de fisioterapeutas de 24 cidades, inclusive de profissionais de outros estados como, Paraná, Rio de Janeiro, entre outros. 

Durante o evento aconteceram sorteios de brindes para os participantes que chegassem cinco minutos antes do início das atividades com o objetivo de incentivar a pontualidade dos inscritos e descontrair o ambiente. 

O encontro ofereceu oportunidade aos participantes de inscreverem trabalhos de iniciação científica e no encerramento do evento foram escolhidos para receberem premiação as três melhores pesquisas. Priscila Almeida Barbosa, do Programa de Pós graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Juiz de Fora- MG, levou o primeiro lugar com o tema "Fatores associados à qualidade de vida em mulheres com câncer de mama pós intervenção cirúrgica de câncer de mama na cidade de Juiz de Fora/Minas Gerais". O segundo lugar foi para Rhayssa Espósito Santos Campos, do Hospital do Câncer de Muriaé, que produziu trabalho baseado no assunto "Eficiência da reabilitação do ombro na linfadenectomia pós mastectomia". Já o terceiro lugar ficom com Fernanda Aparecida Verner, do Hospital Erasto Gaertner, com a pesquisa "ENS VIF é eficaz para redução da dor oncológica".