www.fcv.org.br

Artigos

20/02/2017 - 14h22m - Atualizado em 20/02/2017 - 14h39m

Versão para impressão
Enviar por e-mail
No último dia 17 de fevereiro, foi inaugurado no Memorial um espaço dedicado ao idealizador da Fundação Cristiano Varella. O cenário, abriga a "Estátua de Cera" de Lael Varella, ilustrado pela linha do tempo do empresário e político, desde o seu nascimento em 1939, passando pela década de setenta, onde firma-se como empresário, as décadas de oitenta a 2014, como político consagrado pelo Congresso Nacional e a construção da Fundação Cristiano Varella. O local está aberto ao público como as demais exposições inauguradas.

Na Pinacoteca, a exposição" Teatro -  a magia das artes cênicas", onde são apresentados de forma simples e didática um pouco da riqueza cultural dos gêneros teatrais de maior influência em território brasileiro.

No "Espaço do artista", uma nova proposta deste centro de cultura e artes, localizado em frente ao Mausoléu, a exposição "SANTO OFÍCIO", nove obras do artista Yure Mendes. Yure é mineiro e passou a ser reconhecido nas artes plásticas em 1999 com alegorias carnavalescas, em Juiz de Fora, de onde vieram suas primeiras premiações. Sempre tendo como matéria prima o ferro, Yure tira do material pesado a leveza e a beleza de obras encontradas em suas exposições.  O artista doou oito, das nove obras, que estão em exposição, para que sejam destinadas a arrecadação de recursos para os projetos sociais desenvolvidos pela Fundação. Uma delas, "Nossa Senhora Aparecida", teve o manto pintado por algumas das crianças internadas no Hospital do Câncer de Muriaé e por isto, ganhou atenção especial do público que compareceu à inauguração.

No momento também foi apresentada, a "Bênção Apostólica" concedida pelo Santo Papa Francisco à família Lael Varella, que passa agora, a pertencer ao acervo do Memorial.