www.fcv.org.br

Artigos

14/02/2017 - 15h53m

Versão para impressão
Enviar por e-mail
O Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella busca fazer dessa afirmação parte de sua filosofia, investindo em um setor específico para Prevenção desde 2005. E iniciando suas atividades no ano de 2017, a Campanha de Prevenção visitou a cidade de Santa Rita do Ibitipoca a 280 km de Muriaé nos dias 06 a 10 de fevereiro realizando o que fazem de melhor, ajudando a salvar vidas. E durante a semana conseguiram realizar 240 exames de mamografias, 228 exames de PSA e 120 exames de Papanicolau (preventivo do colo de útero).

A Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer viaja o estado há 11 anos levando aos moradores de centenas de cidades uma oportunidade, muitas vezes única, de prevenção primária e secundária através dos exames de PSA, mamografia e Papanicolau.

Em 2016 foram cerca de 78 cidades visitadas em todas as regiões de Minas Gerais e mais de 19.000 exames realizados.
As Campanhas só são possíveis através de parcerias entre as Secretarias Municipais de Saúde e suas Prefeituras, que entram em contato com a Fundação e agendam as visitas.
Essas ações nos municípios são importantes e precisam ser ainda mais divulgadas, porque detectar o câncer em sua fase inicial aumenta consideravelmente as chances de cura.

A Campanha de Prevenção é formada, atualmente, por duas unidades móveis de prevenção, um ônibus consultório e uma carreta com mamógrafo e além de dois carros que viajam em conjunto, ou separadamente, levando enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de Radiologia e auxiliares de laboratório. 

Essas campanhas só são possíveis graças a convênios e parcerias estabelecidas através do PRONON, uma lei de incentivo fiscal criada pelo Ministério da Saúde, que incentiva grandes empresas a investirem na área da saúde. Para o ano de 2017, a programação da Campanha de Prevenção já conta com mais de 40 cidades agendadas que serão beneficiadas com os recursos do PRONON.
As empresas que acreditaram na proposta da Campanha de Rastreamento, Diagnóstico Precoce e Prevenção no ano de 2016 foram a Cemig, o Itaú, Scania e a Anglo Gold.