www.fcv.org.br

Artigos

Duas datas de destaque para a saúde são lembradas nessa semana

04/08 – "Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer" e 05/08 –"Dia Nacional da Saúde"

04/08/2017 - 15h04m - Atualizado em 04/08/2017 - 16h13m

Versão para impressão
Enviar por e-mail
Duas datas importantes são lembradas nessa semana, o "Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer", nessa sexta-feira - 4 de agosto e o "Dia Nacional da Saúde", no sábado - 5 de agosto. Elas foram instituídas com a proposta de chamar a atenção de todos para o cuidado constante com a saúde, por meio de medidas que podem prevenir não só o câncer, como também outras doenças.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), todos os anos, no mundo, mais de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer. A doença é uma das principais causas de morte, junto ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), às infecções respiratórias, às doenças pulmonares e às doenças cardíacas isquêmicas. Para a transformação desse cenário, adotar algumas medidas preventivas no estilo de vida fazem toda a diferença.

Existem fatores de risco no aparecimento de alguns tipos de câncer que podem ser reduzidos caso as pessoas passem a ter atitudes saudáveis em seu dia a dia, tais como: não fumar, limitar o tempo de exposição ao sol, ser fisicamente ativo, manter uma alimentação saudável, entre outras iniciativas.

Segundo dados do Inca, atualmente, 8,2 milhões de pessoas morrem por ano de câncer no mundo. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer é que mais de 596 mil casos da doença fossem registrados no Brasil, no ano passado. O câncer com maior incidência em ambos os sexos é o de pele não-melanoma, no caso dos homens o tipo da doença registrada em maior quantidade é o câncer de próstata e entre as mulheres é o de mama. 

Atualmente, muitos pacientes oncológicos são tratados com sucesso, especialmente nos casos onde acontece o diagnóstico precoce, quando as chances de cura são de 90%, de acordo com o Ministério da Saúde.