www.fcv.org.br

Artigos

30/06/2017 - 11h24m - Atualizado em 30/06/2017 - 11h25m

Versão para impressão
Enviar por e-mail
No dia 29 de junho, foi realizado no Centro de Educação Corporativa (CEC) da Fundação Cristiano Varella, um treinamento motivacional voltado para nossos recepcionistas. A palestra foi ministrada por Arthur Goulart, colaborador do setor de Tecnologia da Informação da FCV. O tema principal foi: "O Poder da Resiliência", onde foi abordado assuntos de como encarar a crise e os momentos difíceis que estamos passando, bem como se adaptar da melhor maneira às mudanças importas por esta crise.  

O conceito de resiliência para as Ciências Humanas é "a capacidade de o indivíduo sobrepor-se e construir-se positivamente frente às adversidades". Pessoas resilientes conseguem superar um trauma sem sofrer as consequências negativas do stress, como distúrbios psicossomáticos, ou seja, enfermidades físicas e emocionais. Toda esta capacidade de superação ocorre originada de uma grande energia interior. 

A peculiaridade da resiliência está no fato da pessoa poder escolher como quer perceber e responder às situações adversas. A resiliência permite uma mudança significativa nas atitudes e na qualidade de vida da pessoa diante do caos do dia a dia, das cobranças, prazos, pressões, muita tensão e stress acumulado. Isso não significa ausência de dores emocionais, a diferença consiste na forma de vivenciá-las. Pessoas resilientes apresentam grande capacidade de adaptação. 

De acordo com Arabel Pereira, recepcionista do Ambulatório de QT, o treinamento foi "top"... "O Arthur conseguiu mostrar pra gente como viver e conviver com estes momentos difíceis que estamos passando. Além disso, ele demonstrou muita sabedoria sobre o assunto. Normalmente quando falam com a gente sobre treinamento motivacional, nós achamos muito chato (rsrsrs), mas este treinamento foi maravilhoso e fundamental para nós".